Com o tema Seguro Agrícola em Angola – Desafio e Oportunidades, a Agrobrasil foi convidada  pela  Academia de Seguros e Fundos de Pensões- ASFP- de Angola por ser reconhecida como pioneira na implantação do seguro Agrícola no Brasil, a partir do final da década de 1990, e continua até hoje inovando, fortalecendo e fomentando o seguro agrícola junto aos produtores brasileiros, é líder de mercado.  

O  debate  durou mais de duas horas e teve a participação direta, dentro da plataforma Zoom, de mais de 100 pessoas ligadas ao seguro agrícola de diversos países que puderam acompanhar o debate construtivo sobre o desenvolvimento, os desafios e a importância do seguro agrícola para segurança alimentar e para economia mundial.  

Gabriel Cangueza da ASFP de Angola foi o moderador, os debatedores foram: 

Dra. Laura Neves CEO da AgroBrasil- Operadora de Seguros,  Dr. Israel Muchena,  diretor geral da Hollard Seguros de Moçambique, Eng. Carlos Barreira Consultor de seguros em  Portugal e Osvaldo Júlio, especialista em seguros, de Angola. 

A CEO da AgroBrasil  falou sobre a experiência do Brasil, a participação do estado no seguro agrícola, o papel das seguradoras, das corretoras, e todo processo  que envolve desde a contratação até a apuração do sinistro no campo e o suporte profissional que é necessário junto ao produtor rural.  “Os países estão preocupados com comida na mesa, comida na mesa é risco climático, risco que o produtor não tem como gerenciar,  gerencia semente, época de plantio, cuidados, todo o processo dentro da porteira e depois na venda da produção, mas o risco climático é tomado pelas seguradoras. O mundo já sabe quanto  a indústria de seguro contribui para a formação do PIB.”  Afirma Laura Neves.

Para o  Eng. Carlos Barreira, Consultor de Seguros  de Portugal,   não existe países ricos com agricultura pobre.  “Em Portugal o seguro  começou  no final da década de 1970, início de 80 e veio se especializando com a aproximação com o  campo. Porque o seguro foi sempre voltado para a cidade e esqueceram de uma particularidade é a natureza quem manda na agricultura.”  Destaca o engenheiro

Já o especialista em seguros, Osvaldo Júlio, vem trabalhado com a parte rural nos últimos cinco anos com  agricultura empresarial em Angola. “O desafio é avançar com seguro nas pequenas propriedades, fortalecer a agricultura familiar”.

Dr. Israel Muchena  diretor geral da Hollard Seguros de Moçambique, também está otimista com o futuro do seguro rural, mas destaca que é um    início de trabalho e os desafios são grandes.  

O moderador  Gabriel Cangueza da Academia de Seguros e Fundos de Pensões ASFP – Angola, agradeceu a participação de todos nesta troca de experiências que vai ajudar no desenvolvimento do seguro agrícola com uma base mais sólida e a colaboração internacional. 

SOBRE A ASFP
Entidade que  trabalha para ser a principal referência de Angola  para o ensino dos Seguros, promovendo  acesso em todo o território angolano.
Cooperar com a Agência de Regulação e Supervisão de Seguros, evoluir para Instituição de Ensino Superior, através da crescente oferta de programas de Graduação, Pós-Graduação, Tecnologia e Especialização, inclusive na Modalidade de Ensino a Distância, presencial e semi-presencial.

Contribuir no desenvolvimento do mercado de seguros através da geração e difusão de conhecimento e da capacitação de profissionais de seguros e do público em geral.

Assessoria de comunicação- AgroBrasil